Estado da Arte

Um diretor de teatro interrompe seu ensaio para dar um depoimento sobre o exercício da Arte no Estado do Piauí. Reflete com o pesar lúcido e mal percebe que suas palavras respingam em cada membro da equipe de filmagem.



Sinopse:

O diretor de teatro Adriano Abreu se vê obrigado a interromper o ensaio do seu novo espetáculo para dar um depoimento a Monteiro Júnior sobre o exercício da Arte no Estado do Piauí.


Enquanto reflete e verbaliza impressões da vivência do artista local, com o pesar lúcido de como o estado das coisas transforma desejos em angústias a serem [ou não] superadas, mal percebe que suas palavras respingam em cada membro da equipe de filmagem.


Numa ou noutra intensidade, ninguém sai ileso.


ESTADO DA ARTE [Adriano Abreu]
versa sobre o processo de quem desentranha as próprias veias para atender ao chamamento da arte – mesmo que para isso siga por rotas a desafiar a legitimidade formal de suas produções.

Ao mesmo tempo, a montagem do filme desconstrói a linguagem padrão do depoimento audiovisual para concebê-lo como um instigante exercício metalinguístico e autorreflexivo impregnado pela essência do personagem.



. Curta documentário | 17 min | 2017
- Roteiro|direção: Monteiro Júnior
- Montagem: Regina França
- Fotografia: Eduardo Crispim, Fernando Gonzaga
- Música: Dyego Lisboa
- Produção executiva: Maria Rufino
- Câmera: Eduardo Crispim, Regina França
- Finalização|still: Fernando Gonzaga

Exibições:
Lançamento: 3 de jun de 2017 | Salipi - Salão do Livro do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário